domingo, 3 de agosto de 2008

O sal da terra


O sal da terra é um filme curitibano dirigido por Eloi Pires Ferreira, que foi exibido no 5ºFestival de cinema de Maringá e em breve estará nas salas comerciais de Maringá e região.O SAL DA TERRA é uma história ficcional inspirada numa iniciativa real e inusitada: as andanças de um padre caminhoneiro junto ao povo das estradas. Tendo nossas rodovias como cenário, a trama do filme mergulha na aventura de viver de personagens itinerantes e no valor da devoção popular. Explorando a dimensão religiosa católico muito forte no Brasil, mas pouco explorada pelo nosso cinema.
O SAL DA TERRA é, na forma e na essência, um roadmovie. Tomando por cenário as estradas brasileiras e focalizando um contexto gerado pelo gigantismo do Brasil rodoviário, o filme conta a história de um padre caminhoneiro e suas andanças junto ao povo da estrada.
Ao longo do caminho, na boléia de seu caminhão-capela, ele vai conhecendo personagens marcantes e descobrindo a diversidade humana que a estrada apresenta.Tipos humanos característicos desse ambiente catalisam a missão de Pe. Miguel, um sacerdote que há muitos anos trocou sua paróquia na cidade pela tarefa de atender ao povo da estrada.
Entre a solidão dos quilômetros rodados e a surpresa dos encontros, pelas estradas ou em postos de gasolina, o padre traça um itinerário ilustrado pela aventura de viver de cada personagem e pontuado pela celebração da Missa. Tendo por base narrativa a estrutura desse ritual milenar - alvo artístico consagrado universalmente por criadores das mais diversas vertentes - o filme percorre uma vasta simbologia e suas identificações com o cotidiano popular.
A população itinerante retratada pelo filme revela-se, na verdade, um espelho da nossa condição de viventes à procura de um rumo. Sempre em constante movimento, como costumam ser a vida e o cinema.

Nenhum comentário: